terça-feira, 1 de julho de 2008

Sofrimento e Medo


Por Rubem Alves


Acho que sabedoria é saber sofrer pelas razões certas. Quem não sofre, quando há razões para isso, está doente....Quem é feliz sempre e nunca sofre, padece de uma grave enfermidade e precisa ser tratada a fim de aprender a sofrer. Sofrer pelas razões certas siginifica que estamos em contato com a realidade, que o corpo e alma sentem a tristeza das perdas e que existe em nós o poder do amor. Só não sofrem, quando para isso há razões, aqueles que perderam a capacidade de amar. Toda experiência de amor traz, encolhida no seu ventre, à espera, a possibilidade de sofrer. Assim, a receita para não sofrer é muito simples: basta matar o amor.
Trecho de "Sobre o sofrimento e sobre a felicidade"


Quem, por medo do terrível, prefere o caminho prudente de fugir do risco, já nesse ato estará morto. Porque o medo lhe terá roubado aquilo que de mais preci so existe na vida humana: a capacidade de arriscar para viver o que se ama.
O medo não é uma perturbação psicológica. Ele é parte da nossa própria alma. O que é decisivo é se o medo nos faz rastejar ou se ele nos faz voar. Quem, por causa do medo, se encolhe e rasteja,vive a morte na própria vida. Quem, a despeito do medo, toma o risco e voa, triunfa sobre a morte. Morrerá, quando a morte vier. Mas só quando ela vier.
Trecho de "Tenho medo..."

2 comentários:

marcio enoque disse...

olá irmão, encontrei vc.. olha encontrei um boy na net é a tua cara, ele é a maior polêmica de todos os tempos: http://windpill.blogspot.com/
analisa direitinho.... tamô com saudades de vc!!!! PaZ

Unknown disse...

faz tempo que não venho passear e ver teu "eu" através do "teu mundo".

ai como eu queria ser capaz de internalizar facilmente essas palavras.

gostei do texto ;)
bjos