terça-feira, 23 de outubro de 2007

O feitiço do samba

Cartola, Vinícius e Toquinho, Maria Rita, Elza Soares, Chico Buarque.
Não paro de ouvir samba. Estou ouvindo mais samba que Los Hermanos ultimamente (E pra quem me conhece, isso realmente significa muito).
Ninguém é mais o mesmo após ouvir um samba de verdade.
Quando o cavaco chora, chora também o meu coração, mas é de alegria. Vem uma nostalgia, uma coisa boa de sentir. Não sei explicar.
Só sei que ninguém é mais o mesmo depois que ouve um samba de verdade.
Ninguém é mais o mesmo quando Cartola diz que “o mundo é um moinho”, quando Vinícius, enquanto Toquinho dedilha o violão, canta que “é melhor ser alegre que ser triste”, quando Chico exclama “quem te viu, quem te vê!”, quando Elza interpreta “a vida é bela, o sol uma estrada amarela...”. O que acontece com agente, meu Deus, assim que o samba bate à nossa porta?
Não sei.
Só sei que ninguém é mais o mesmo quando ouve um samba de verdade.

3 comentários:

joanafpires disse...

"eu canto samba porque só assim eu me sinto contente" disse o paulinho...é a maldição do samba, rapá! porque ninguém faz samba porque prefere, disse D2! e a idéia é a mesma.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Também gosto de samba ...sou um bom sujeito!
Cinco sambas marcaram a minha vida:
"As rosas não falam" de Cartola ...Minha avó paterna, a quem eu amava muito, se chamava Rosa. No seu velório, encomendei uma corbelha onde estava escrito "... simplesmente, as rosas exalam o perfume que roubam de ti ..."
"Saygon" De quem é mesmo esta jóia da MPB? Ouvia quase todos os dias na voz de Beth Carvalho no meu apartamento... meu primeiro apartamento que comprei e fui morar logo depois que casei. Saygon , a cidade, graças a este samba, foi transformada em um estado de espírito.
"Ah, Ah, Papai!" de minha autoria. Música, digo, samba de ninar que eu fiz para o meu filho e cantava para ele ainda na barriga da mãe. Quando ele nasceu e acordava de madrugada eu cantava o sambinha baixinho colocando o ouvido dele na minha bochecha pra dar um som acústico .... rsrsrsr. Ele calava e dormia.
"Nosso desejo", outro samba de minha autoria ... Engraçado, todas as vezes que compus na vida (exatamente duas vezes), compus sambas. Vc lembra como começa? "As portas da congregação ...."
E finalmente, Meu Guri. Este é o samba! Todas as vezes que eu o canto ou o ouço ou o leio, eu choro , ao menos no coração. Nada dói mais que a dor do pai do Guri. Citando um outro sambão ... eu diria que "a saudade dele está doendo em mim...". Obrigado por lembrar de enaltecer o nosso samba. Aliás, tem uma música evangélica, que a minha ignorância e descuido me fez esquecer o autor que diz "Na América do Norte, os norte-americanos, usam o seu negro spiritual para louvar. Em Angola, os nativos irmãos de lá, usam seus atabaques para adorar. Por que será que aqui no Brasil, nós não podemos louvar com a nossa cultura? Se Deus criou todas as coisas. Criou a música e é pra gente louvar. Nas minhas veias, corre sangue brasileiro, .... Se eu nasci num país verde e amarelo, azul-anil, quero louvar a Deus com o samba do Brasil! Louvai a Deus ao som da cuíca. Louvai-o com o reco-reco, com agogô, com o surdo e pandeiro, LOUVAI A DEUS COM O SAMBA BRASILEIRO!!!!!!