Cartola, Vinícius e Toquinho, Maria Rita, Elza Soares, Chico Buarque.
Não paro de ouvir samba. Estou ouvindo mais samba que Los Hermanos ultimamente (E pra quem me conhece, isso realmente significa muito).
Não paro de ouvir samba. Estou ouvindo mais samba que Los Hermanos ultimamente (E pra quem me conhece, isso realmente significa muito).
Ninguém é mais o mesmo após ouvir um samba de verdade.
Quando o cavaco chora, chora também o meu coração, mas é de alegria. Vem uma nostalgia, uma coisa boa de sentir. Não sei explicar.
Só sei que ninguém é mais o mesmo depois que ouve um samba de verdade.
Ninguém é mais o mesmo quando Cartola diz que “o mundo é um moinho”, quando Vinícius, enquanto Toquinho dedilha o violão, canta que “é melhor ser alegre que ser triste”, quando Chico exclama “quem te viu, quem te vê!”, quando Elza interpreta “a vida é bela, o sol uma estrada amarela...”. O que acontece com agente, meu Deus, assim que o samba bate à nossa porta?
Não sei.
Só sei que ninguém é mais o mesmo quando ouve um samba de verdade.
3 comentários:
"eu canto samba porque só assim eu me sinto contente" disse o paulinho...é a maldição do samba, rapá! porque ninguém faz samba porque prefere, disse D2! e a idéia é a mesma.
Também gosto de samba ...sou um bom sujeito!
Cinco sambas marcaram a minha vida:
"As rosas não falam" de Cartola ...Minha avó paterna, a quem eu amava muito, se chamava Rosa. No seu velório, encomendei uma corbelha onde estava escrito "... simplesmente, as rosas exalam o perfume que roubam de ti ..."
"Saygon" De quem é mesmo esta jóia da MPB? Ouvia quase todos os dias na voz de Beth Carvalho no meu apartamento... meu primeiro apartamento que comprei e fui morar logo depois que casei. Saygon , a cidade, graças a este samba, foi transformada em um estado de espírito.
"Ah, Ah, Papai!" de minha autoria. Música, digo, samba de ninar que eu fiz para o meu filho e cantava para ele ainda na barriga da mãe. Quando ele nasceu e acordava de madrugada eu cantava o sambinha baixinho colocando o ouvido dele na minha bochecha pra dar um som acústico .... rsrsrsr. Ele calava e dormia.
"Nosso desejo", outro samba de minha autoria ... Engraçado, todas as vezes que compus na vida (exatamente duas vezes), compus sambas. Vc lembra como começa? "As portas da congregação ...."
E finalmente, Meu Guri. Este é o samba! Todas as vezes que eu o canto ou o ouço ou o leio, eu choro , ao menos no coração. Nada dói mais que a dor do pai do Guri. Citando um outro sambão ... eu diria que "a saudade dele está doendo em mim...". Obrigado por lembrar de enaltecer o nosso samba. Aliás, tem uma música evangélica, que a minha ignorância e descuido me fez esquecer o autor que diz "Na América do Norte, os norte-americanos, usam o seu negro spiritual para louvar. Em Angola, os nativos irmãos de lá, usam seus atabaques para adorar. Por que será que aqui no Brasil, nós não podemos louvar com a nossa cultura? Se Deus criou todas as coisas. Criou a música e é pra gente louvar. Nas minhas veias, corre sangue brasileiro, .... Se eu nasci num país verde e amarelo, azul-anil, quero louvar a Deus com o samba do Brasil! Louvai a Deus ao som da cuíca. Louvai-o com o reco-reco, com agogô, com o surdo e pandeiro, LOUVAI A DEUS COM O SAMBA BRASILEIRO!!!!!!
Postar um comentário