segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Clube da Esquina

Lembrei-me do meu tempo de criança aqui na rua onde moro. Sempre morei no mesmo lugar. Cresci aqui na Roberval Luna, perto do Colégio São Judas, e aqui fiz meus primeiros amigos. Era na esquina que nos encontrávamos. Logo após o jantar todos se dirigiam a ela para colocar o papo em dia, enfim, para, somente, estar lá. E na esquina as conversas giravam em torno do que uma conversa de pré-adolescentes nos anos 90 poderia girar: brincadeiras, sexo, brincadeiras... sexo. Na esquina amarrávamos uma nota de dinheiro numa cordinha e puxávamos assim que o primeiro transeunte fazia menção de pegá-la: Adorava aquilo. Era extremamente prazerosa a sensação de pertencimento àquele grupo (tão heterogêneo – hoje percebo isso) a ponto de não temer retaliações dos que não levassem tudo aquilo “na esportiva”.
Na Roberval Luna fazíamos campeonato de futebol, vídeo-game, dramatizávamos “Chaves” no quintal de um dos garotos, jogávamos o “jogo da vida” e tudo o que era possível fazer naquela época e naquele contexto. E o que aconteceu com o clube da esquina? Hoje não passamos, todos nós, de rostos conhecidos uns aos outros. Rostos que se cruzam na rua fazendo gestos de saudação, e apenas isso. Rostos de vidas que tomaram caminhos diferentes. Crescemos, fizemos novos amigos, outros contatos, outros ares. Restou apenas a saudade de uma época que foi congelada num passado cada vez mais distante, que a cada dia perde um pouco de seu significado. Quais deles convidaria hoje para minha formatura? Ou meu casamento? Ou simplesmente para uma mesa de bar? A resposta remete a um Cleonardo que não mais pertence a esta esquina, apesar de ainda morar no mesmo lugar. Provavelmente, numa conversa com qualquer um deles, não seria mais reconhecido. Não pela barba, o brinco e os quilos a mais: Eles não mais poderiam ver aquele menino que tinha medo de jogar bola de gude “à vera” e arriscar sua pipa na “torança”. As estradas da vida me forjaram, as ruas da existência me moldaram, as vielas e os becos do cotidiano serviram a mim como um ferro que aguça o outro. Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, porque, da segunda vez, nem você, nem o rio, serão os mesmos, já disse Heráclito. Com as esquinas deve funcionar da mesma maneira.
A esquina da Roberval Luna continua lá (ou aqui – depende do ponto de vista), freqüentada, agora, por outra geração. Suas amizades resistirão ao tempo? Não sei. Sei que todos passarão por muitas esquinas. E eu... “Só eu sei as esquinas por que passei... Só eu sei”.

Nenhum comentário: