terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Eles que sejam o ópio do povo

Sonhei que estava num culto de empresários de uma igreja evangélica formada por um público de, no mínimo, classe média alta. Nesta igreja o púlpito é de mármore, há um desfile exuberante de roupas novas a cada domingo, as reuniões de membros discutem o problema de que não há lugar pra estacionar os carros, e os flanelinhas (esses abusados!), estão se aproveitando disto. Bem... Chamam-me para a leitura bíblica (Não me perguntem o que estou fazendo lá, é um sonho, nem tudo faz sentido). Abro a Bíblia e leio o texto abaixo:
Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a desgraça que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que vocês retiveram com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou ao Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês tem condenado e matado o justo sem que ele ofereça resistência. (Tiago 5: 1-8)
Fecho a Bíblia sem mais nada dizer - Não precisava.
Reina o Silêncio.
Olhos me fulminam.
Vou assentar-me com um semblante de êxtase na face.
Sussuro: Eles que sejam o ópio do povo, eu não.
ELE responde: Mandou bem, meu filho!
E sorrimos!
Cleonardo

Nenhum comentário: