sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Sobre pássaros e gaiolas


...Deus criou os pássaros.
As religiões criaram as gaiolas. As gaiolas criadas pelas religiões são feitas com palavras. Elas têm o nome de dogmas. Dogmas são gaiolas de palavras que pretendem prender o Pássaro...
...Escrevi, para minha filha pequena, uma estória sobre um Pássaro Encantado e uma Menina. Pássaro e Menina se amavam. Mas sempre chegava o momento que o pássaro dizia: “Preciso ir”. A Menina chorava e dizia: “Não vá. Nós nos amamos tanto!” O Pássaro respondia: “Eu preciso ir para ter saudades. Porque o meu encanto nasce da saudade!” E partia. A Menina, então, teve uma idéia perversa: engaiolar o Pássaro para que ele nunca mais partisse. E assim ela fez. Quando o Pássaro voltou, cheio de penas de novas cores, enquanto ele dormiu, ela o engaiolou numa linda gaiola de prata. Ao acordar o Pássaro deu um grito de dor. “Menina, vou perder meu encanto. Vamos perder o amor!” E assim aconteceu. Foram-se as cores. Foram-se as estórias que ele contava. Foi-se o amor.
Escrevi esta estória porque eu ia partir para uma longa viagem e minha filha de quatro anos estava muito triste. Depois de publicada fiquei sabendo que meus colegas terapeutas a estavam usando para lidar com as relações amorosas, maridos engaiolando esposas, esposas engaiolando maridos, maridos querendo voar, esposas querendo voar... Aprovei. Aí um amigo me disse: “Que linda estória você escreveu sobre Deus!” Perguntei: “Que estória?” Ele me respondeu: “A da Menina e o Pássaro encantado. Pois o Pássaro encantado não é Deus que as religiões tentam engaiolar?”
Um Deus engaiolado nas gaiolas de palavras chamadas dogmas é sempre menor que a gaiola. Esse Deus não é pássaro que voa, é pássaro empalhado.
Deus mora na saudade.
Deus mora na nostalgia.
...Deus não nos deu asas. Deu-nos o pensamento. Voamos nas asas do pensamento... O pensamento são as asas que Deus nos deu.
Assim, tudo aquilo que proíbe o vôo livre do pensamento é contrário ao nosso destino. A questão não é pensar certo ou pensar errado. Afinal, quem sabe o que é certo e o que é errado? A questão é simplesmente pensar. Sem pensamento livre a alma está engaiolada.
...A fato é que a história do Cristianismo está cheia de gaiolas. Quantos foram mortos pelo crime de pensar diferente! Desse crime tanto católicos quanto protestantes são culpados. Os mortos foram aqueles que ousaram pensar os seus próprios pensamentos. Os mortos foram aqueles que ousaram pensar os seus próprios pensamentos. Pássaros solitários, como os sabiás. Eu prefiro o canto solitário dos sabiás ao canto gregário das maritacas, todas repetindo a mesma coisa...


Rubem Alves

Um comentário:

c. disse...

Que belo texto sobre a liberdade!
A liberdade nas suas entrelinhas, minha maior paixão.
Muito boa escolha, Rubem Alvez vai ser meu tutor agora.
Viva Rubem Alves!!!!!!!!!