terça-feira, 13 de novembro de 2007

Wellington disse...

Essa história de samba tá dando o que falar. Transponho um dos comentários do meu texto "O feitiço do samba". Wellington (meu grande amigo-irmão) encarnou tão bem o espírito do samba que esse comentário tinha que virar postagem.

Lá vai...

Também gosto de samba ...sou um bom sujeito!
Cinco sambas marcaram a minha vida:"As rosas não falam" de Cartola ...Minha avó paterna, a quem eu amava muito, se chamava Rosa. No seu velório, encomendei uma corbelha onde estava escrito "... simplesmente, as rosas exalam o perfume que roubam de ti ...
"Saygon" De quem é mesmo esta jóia da MPB? Ouvia quase todos os dias na voz de Beth Carvalho no meu apartamento... meu primeiro apartamento que comprei e fui morar logo depois que casei. Saygon , a cidade, graças a este samba, foi transformada em um estado de espírito.
"Ah, Ah, Papai!" de minha autoria. Música, digo, samba de ninar que eu fiz para o meu filho e cantava para ele ainda na barriga da mãe. Quando ele nasceu e acordava de madrugada eu cantava o sambinha baixinho colocando o ouvido dele na minha bochecha pra dar um som acústico .... rsrsrsr. Ele calava e dormia.
"Nosso desejo", outro samba de minha autoria ... Engraçado, todas as vezes que compus na vida (exatamente duas vezes), compus sambas. Vc lembra como começa? "As portas da congregação ....
E finalmente, "Meu Guri". Este é o samba! Todas as vezes que eu o canto ou o ouço ou o leio, eu choro , ao menos no coração. Nada dói mais que a dor do pai do Guri. Citando um outro sambão ... eu diria que "a saudade dele está doendo em mim...".
Obrigado por lembrar de enaltecer o nosso samba. Aliás, tem uma música evangélica, que a minha ignorância e descuido me fez esquecer o autor que diz "Na América do Norte, os norte-americanos, usam o seu negro spiritual para louvar. Em Angola, os nativos irmãos de lá, usam seus atabaques para adorar. Por que será que aqui no Brasil, nós não podemos louvar com a nossa cultura? Se Deus criou todas as coisas. Criou a música e é pra gente louvar. Nas minhas veias, corre sangue brasileiro, .... Se eu nasci num país verde e amarelo, azul-anil, quero louvar a Deus com o samba do Brasil! Louvai a Deus ao som da cuíca. Louvai-o com o reco-reco, com agogô, com o surdo e pandeiro, LOUVAI A DEUS COM O SAMBA BRASILEIRO!!!!!!

2 comentários:

joanafpires disse...

vou eleger meus cinco sambas também!

Anônimo disse...

CG, obrigado pela consideração!
Para mim é uma honra ter um texto que eu escrevi postado por vc!
É uma homenagem!
Aliás, falando em homenagem...
Nelson Gonçalves gravou um samba que dizia...
Sei que amanhã quando eu morrer/ os meus amigos vão dizer que eu tinha um bom coração/Alguns até hão de chorar e querer me homenagear/ fazendo de ouro um violão/ Mas, depois que o tempo passar, sei que ninguém vai se lembrar que eu fui embora/ por isso é que eu canto assim/ Se alguém quiser fazer por mim / que faça, agora/ Me dê as flores em vida/ o carinho a mão amiga/ para aliviar meus aís/ Depois que eu me chamar saudade / Não precioso de vaidade / Quero preces e nada mais.
Pois é. Tô vivo e fui homenageado!
Obrigado!
Abração.