sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Utopia Real

Você já imaginou Petrúcio Amorim cantando numa igreja evangélica? E as pessoas formando pares pra dançar? Só no “boi com sede bebe lama, barriga seca não dá sono...”?
E nesta mesma igreja um grupo de dança, formado por crianças, apresentar uma coreografia dançando frevo?
E o grupo de adolescentes desta mesma igreja coreografando “se os meus joelhos não doessem mais...”?
E trovadores declamando suas poesias?
Repentistas dedilhando suas violas?
Raper´s fazendo sua arte?
Mestre Salu mandando ver na sua rabeca encantada?
Presenciar a reconciliação do evangelho com a cultura popular, sem a divisão maniqueísta criada pelos religiosos (argh!) entre o que é santo e o que é profano?
Eu achava que só veria isto acontecendo quando moresse: Quando chegasse ao céu e visse os anjos tocando alfaia, outros numa roda de samba, outros, ainda, frevando para a eternidade. Não agüento mais (não agüento mesmo!) a hipocrisia nojenta dos fariseus de plantão dizendo o que vem de Deus e o que não vem. Isso me dá asco!
E mais...
Ver pastores e padres juntos (isso mesmo!) discutindo temas como: Trabalho escravo, prostituição infantil, entre outras coisas, para lembrarmos que a igreja tem a missão não só de transformar a alma do homem, a sua dimensão espiritual, mas transformar também as dimensões bio-psico-sociais deste mesmo homem (o homem todo, em todo seu contexto), anunciando a justiça e denunciando a injustiça?
Você nunca viu nada disso que falei?
Pois eu vi. Eu estava lá. Ninguém me contou.
Quer ver também?
Vá à Primeira Igreja Batista em Bultrins: Um pedaço do céu na terra!

Escrito por ocasião do VI Fórum Popular de Reflexão Teológica realizado pela igreja citada no texto.

Nenhum comentário: